sexta-feira, 16 de julho de 2010


Eu sou Roberta, minha estada aqui no Haiti tem o mesmo motivo que a de Carlos, integrar a ação emergencial desenvolvida pela organização em qual trabalho. Em minha rotina profissional sempre defendo que cada pessoa tenha garantido os seus direitos. Afinal isso é o que marca, pelo menos é assim que deve ser, a existência de cada assistente social. Mas confesso que ao desembarcar em Port-au-prince me senti incapaz de contribuir com a mudança de tal realidade. Por um breve momento me senti fraquejar. Lembrei-me do olhar assustado de cada amigo, cada colega de trabalho quando souberam de minha vinda. Mas ao virar o rosto me deparei com dois pares de olhinhos curiosos e enormes sorrisos, e então me lembrei exatamente o porquê de estar aqui.
Sei que no breve período que passaremos aqui, pouco será feito diante do tanto que é necessário, mas creio que uma marca será deixada. Se não nos Haitianos, em mim, como cidadã, como militante e como pessoa.
Creio que minha maior contribuição seja mostrar, talvez não ao mundo, mas pelo menos a uma parte dele, a realidade e o tamanho das violações aqui existentes. Para que assim quem sabe vozes efetivas de defesa se ergam e façam a diferença junto com este povo. Como diria Zé Ramalho: Povo marcado e povo feliz!
E este é o sentido deste blog, que todos possam acompanhar um pouco da realidade presenciada em nossos dias aqui no Haiti.

Roberta Botezine,
Assistente Social, Militante dos Direitos Humanos e acreditando na construção de um futuro melhor.

2 comentários:

  1. Imagino o quanto vocês estão aprendendo. As contribuições ainda serão poucas diante de tantas necessidades e violações, o sentimento de impotência deve corroer... Estou por aqui conectada a todas as notícias que vocês estão postando, é muito legal vocês compartilharem estas experiências...

    ResponderExcluir
  2. Fico pensando: por que será que todos fizemos essas caras de espanto quando nossos colegas disseram que iriam para o Haiti? Será que não nos era esperado a reação oposta diante de nossas vivências sociais (pequeníssimas, agora vejo, pelo menos para mim mesma)?
    Estamos aprendendo com vocês também!

    ResponderExcluir